20080513

Manhattan


Categoria: Curto
Modalidade: Mexido
Classificação: Estimulantes de apetite


1 dose de Whisky Rye ou Canadian Whisky
1/2 dose de Vermouth Into

2 gotas de Angostura Bitter


misture os ingredientes no
mixing glass cheio de gelo até que fiquem bem frios. Coe para uma taça de coquetel gelada. decore com uma cereja.


O drink surgiu no Manhattan Club em Nova York no início do ano de 1870, onde foi inventado para um banquete cuja anfitriã era Jenni Jerome em homenagem a candidatura presidencial de Samuel J. Tilden. O sucesso desse banquete fez o drink famoso, mais tarde fazendo muitas pessoas pedirem o drink se referindo o nome do clube onde foi inventado o Manhattan cocktail.

Cosmopolitan


Categoria: Curto
Modalidade: Batido
Classificação: Refrescante

1 dose de Vodka
1/3 dose de Cointreau
1/3 dose de Suco de Limão
1/2 de Suco de Cranberry

Colocar todos os ingredientes na coqueteleira e bater com gelo. Coar para uma taça de coquetel. decorar com uma casquinha de laranja.


Algumas fontes dão crédito ao bartender Cheryl Cook de South Beach, Florida pela invenção, porém o drink era muito comum em bares gays em meados do final dos anos 70 e início dos 80. O Cosmopolitan realmente ganhou popularidade nos anos 90, e é popular também entre as jovens mulheres pelas frequentes aparições na série Sex and the City.

20080511

Martini Sweet


Categoria: Curto
Modalidade: Mexido
Classificação: Estimulante de apetite

1 dose Gin
1/2 dose Vermouth Tinto
cereja
Preparar no mixing-glass com gelo, coar e servir em taça martini ou taça coquetel. Decorar com uma cereja

Martini é um dos drinks mais famosos do mundo e tem enumeras variações.

20080510

Martini Vesper


Categoria: Curto
Modalidade: Mexido
Classificação: Estimulante de apetite

1 dose de gin
1/2 dose de vodka
1/4 dose de Vermouth seco

Preparar no mixing-glass com gelo, coar e servir em taça martini ou taça coquetel.

Cassino Royale, em que o agente 007 em meio a um jogo de pôquer, pede ao Bartender um Dry Martini, “três partes de gin, uma de vodca e meia de Kina Lillet (vermouth), batido e servido com uma fatia bem fina de limão”. No final do filme, o drinque passa a ser chamado de Vésper Martini, em referência a bond girl Vésper Lynd.

Martini Perfect



Categoria: Curto
Modalidade: Mexido
Classificação: Estimulante de apetite

1 dose de Gin
1/4 de Red Vermouth (Tinto)
1/4 de Dry Vermouth (Seco)
Casca de limão

Preparar no mixing-glass com gelo, coar e servir em taça martini ou taça coquetel. com uma casquinha de limão torcida.

Martini é um dos drinks mais famosos do mundo e tem enumeras variações.


Martini Dry

Categoria: Curto
Modalidade: Mexido
Classificação: Estimulante de apetite

1 dose Gin
1/2 dose Vermouth Seco
azeitona

Preparar no mixing-glass e servir em taça martini ou taça coquetel com azeitona

Por volta de 1900, no Hotel Knickerbocker, um Bartender chamado Martini di Arma Tiggia, misturou Dry Martini usando apenas Gin e um lance de Vermouth Dry, mexidos em um Mixing Glass. Hoje, muitos substituem o gin por vodka.
Além de James Bond, o Dry Martini está sempre relacionado a grandes personalidades da história, como John D. Rockefeller, Humphrey Bogart, Winston Churchill e Flanklin D. Roosevelt


Long Island Iced Tea


Categoria: Longo
Modalidade: Montado
Classificação: Refrescante

1 dose de vodka
1/2 dose de gin
1/2 dose de tequila prata
1/2 dose de rum prata
1/2 dose de suco de limão
1/4 dose de Licor de menta
Coca - Cola
açúcar

Coloque todos os ingredientes em um copo com gelo, completando com a coca-cola e decore com uma rodela e uma espiral de limão.

Foi inventado durante a Proibição Americana por um bartender de Long Island e disfarçada graças a Coca-Cola, semelhante ao Chá para ocultar suas características e adicionando uma fatia de limão faz ampliar esta sensação.

Bloody Mary



Categoria: Curto
Modalidade: Montado
Classificação: Estimulante de apetite

1 dose Vodka
2 doses Suco de Tomate
1/2 dose Suco de Limão

4 gotas Tabasco
4 gotas Molho Inglês
Pitada Sal de Aipo
Pitada Pimenta do Reino

Colocar todos os ingredientes diretamente no copo onde será servido com gelo e mexer. Decorar com Talo de Salsão, Talo de Cenoura ou Fatia de Limão.

Mais um drink criado na época da Lei seca (1920 - 1933) americana, só que num bar em Paris. Ferdinand Petiot Barman americano que trabalhava em Paris, criou esse drink pensando em seus compatriotas. Por ser uma equilibrada mistura entre vodka e o condimentado suco de tomate, que deixa a vodka quase incógnita e passava desapercebido pela fiscalização. Seu nome foi inspirado pela Maria I, que foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda. Mais conhecida como Bloody Mary (Maria Sanguinária), porque foi marcado por sua tentativa de restabelecer o Catolicismo como religião oficial do Reino Unido, depois do movimento Protestante iniciado nos reinados que a antecederam. Foi um período de perseguição implacável aos Protestantes com execuções sumárias de cerca de 300 alegados heréticos.

Bellini

Categoria: Longo
Modalidade: Montado
Classificação: Refrescante

1 dose de suco de pêssego
Espumante ou champanhe


Preencha uma taça flûte (taça de champanhe gente, aquela compridinha) com a dose de suco de pêssego complete com espumante ou champanhe bem geladinho. Mexa levemente pra não sair o gás. Decore com um pedaço de pêssego.



Coquetel de origem italiana, tem seu berço na cidade de Veneza em lugar próximo a piazza de San Marco, o Harry’s Bar. Este requintado coquetel era originalmente preparado com pêssegos frescos que amadureciam nas primaveras e verões italianos.

20080509

Alexander


Categoria: Curto
Modalidade: Batido
Classificação: Digestivo


1/2 dose de Brandy ou Conhaque
1/2 dose de Creme de Cacau
1/2 dose de Creme de Leite
Canela ou noz-moscada
Gelo


Agite todos os ingredientes sobre gelo numa coqueteleira. Coe para uma taça de martini e polvilhe com a canela ou noz-moscada.


Alexander foi criado na lei seca nos Estados Unidos (1920 - 1933) época que tinha muita bebida ilegal e de má qualidade por isso se fazia muitas misturas pra disfarçar o gosto. Seu nome aparentemente inócuo foi concebido para enganar as autoridades.

Brandy é o nome dado para destilados elaborados a partir de qualquer fruta. O Cognac (ou conhaque), é de destilação de vinhos de uvas brancas, somente da região de Cognac, na França.

Michelada

Categoria: Longo
Modalidade: Montado
Classificação: Refrescantes


Meio limão
Cerveja long neck pilsen mexicana
Molho tabasco
Sal
Gelo

Pegar uma caneca de chopp (ou outro copo de cerveja) e crustar a borda com sal (passe um limão na borda do copo e encoste toda a borda em um prato com sal) colocar umas quatro pedras de gelo dentro da caneca, gotas de molho tabasco e o suco do limão. Despejar a cerveja.

A origem é disputada por dois estados mexicanas: San Luis Potosi e Guanajuato. Dizem que o General Augusto Michel costumava tomar sua cerveja com alguns condimentos e suco de limão e o restaurante que frequentava na década de 40 colocou o nome de Michelada na bebida.

Tom Collins

Categoria: Longo
Modalidade: Batido
Classificação: Refrescante

2/3 de gin

1/3 de suco de limão

1 colher de açúcar

2 gotas de angustura

preparar na coqueteleira e servir em copo long drink (aquele compridinho) com gelo. Completar com club soda (se não achar substitua por agua com gás). decorar com uma rodela de limão ou com cereja.



O cocktail Tom Collins foi feito utilizando o Old Tom Gin. Entretanto em alguns países é comum encontrar John Collin’s com whisky e Tom Collins com london dry gin. Podem-se fazer outros tipos de Collins: run, vodka, etc... (familia Collins é muito grande..rs)

Sex on the Beach

Categoria: Longo
Modalidade: Batido
Classificação: Refrescantes

40 ml de Vodka
20 ml de Licor de Pêssego
50 ml de Suco de Laranja
15 ml de Groselha
Gelo

Misturar as três primeiras bebidas em uma coqueteleira. Colocar em um copo long drink e adicionar por ultimo no copo a groselha pra dar uma cor ao fundo. Decore com laranja e cereja.


Sex on the Beach é um dos drinks mais pedidos na noite do mundo inteiro.

20080507

Margarita


Categoria: Curto
Modalidade: Batido
Classificação:
Estimulantes de apetite

1 dose de tequila
½ dose de cointreau
½ dose de limão

prepare na coqueteleira com gelo. coar e servir numa taça de coquetel. Crustar passando o limão na borda do copo e encostando num prato com sal.


A origem deste coquetel deve-se a Margareth Sanders, uma socialite Americana. Querendo surpreender os convidados de sua mansão de veraneio em Acapulco, em meados da década de 40, serviu algo que combinasse suas duas bebidas favoritas... Tequila e Cointreau, além do refrescante limão. Logo foi batizado com o nome de “Margarita”, tradução de Margareth para o espanhol.

Screwdrive


Categoria: Long
Modalidade: Batido
Classificação: Refrescantes


1 dose de vodka
3 doses de suco de laranja

Prepare num copo longo com gelo decore com uma fatia de laranja.


o Screwdrive leva esse nome porque para enfrentar o calor e tomar uma bebida refrescante, operários de uma obra nos Estados Unidos misturavam suco de laranja na vodka e mexiam com a chave de fenda

Mojito


Categoria: Longo
Modalidade: Montado
Classificação: Refrescante



1/3 de suco de limão
1 dose de Rum claro
1 colher de chá de açúcar
folhas de hortelã
club soda (pode substituir por água com gás)


Coloque algumas folhas de hortelã e o suco de limão no copo. Amasse e junte uma colher de açúcar. Acrescente o rum, club soda e o gelo. Decore com mais folhas de hortelã.


No século 17, um almirante inglês teve a idéia de oferecer aos marujos de sua embarcação uma mistura de hortelã e rum para eliminar problemas estomacais e respiratórios, não imaginando que seu "remédio" se tornaria uma bebida de tanta tradição. Mas o Mojito só ficou conhecido mesmo em Havana, nos anos 40, mais precisamente no La Bodeguita, famoso bar da capital cubana que acabou levando a fama da criação do drink

Mimosa


Categoria: Longo
Modalidade: Montado
Classificação: Refrescante

Espumante ou champanhe
Suco de laranja

Preencha uma taça flûte (taça de champanhe gente, aquela compridinha) até a metade com suco de laranja complete com espumante ou champanhe bem geladinho. Mexa levemente pra não sair o gás.


O Champagne é produzido na região de Champagne-Ardennes, França. É o resultado da mistura de 3 uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. O Champanhe envelhece na garrafa com células de levedura (fermento) para desenvolver o seu carácter complexo tostado e a gaseificação. As bolhas pequenas e ativas mostram um Champanhe de boa qualidade. O Champanhe pode ser "Brut" é muito, muito seco; o "Extra dry" é um bocadinho mais doce; o "Dry" ou "Sec" é medianamente doce; o "Demi-sec" é doce.

Cuba Libre

Categoria: Longo
Modalidade: Montado
Classificação: Refrescante

1 dose de rum
1 rodela de limão
Coca - Cola

Coloque o rum num copo long drink com gelo e uma rodela de limão. Complete com coca-cola. Não inventa de usar Pepsi. (viu como uma criança pode fazer)



Pouca gente sabe, mas a bebida nasceu de um episódio durante o período da ocupação americana à Cuba, de 1899 e 1902. Um grupo de soldados de folga do Exército norte-americano se juntou em um bar em Havana Velha. Um capitão entrou e pediu rum e Coca - Cola, com gelo e uma rodela de limão. Os soldados gostaram da idéia, pediram outra rodada, e na hora de brindar, um soldado sugeriu que eles brindassem à Cuba, em celebração à Cuba recentemente livre. O capitão elevou o copo e deu o grito de guerra que tinha inspirado os soldados vitoriosos na Guerra de Independência: Cuba Libre! Deu no que deu!

Caipirinha

Categoria: Curto
Modalidade: Montado
Classificação:
Estimulante de apetite

1 dose de cachaça
½ limão Taiti (aquele grande)
3 colheres de bar de açúcar

corta o limão em cubos tirando a parte central que amarga drink. Colocar o limão e o açúcar no copo old-fashioned e macerar com um socador até tirar todo o suco. Acrescente as pedras de gelo, a cachaça, mexer e servir. Decorar com uma rodela de limão


A caipirinha é quase um símbolo brasileiro no exterior. existe a muito tempo. Tanto que
Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral na década de 20, organizavam famosas feijoadas em Paris. O feijão era fácil de arrumar nos mercadinhos mas a pinga para a caipirinha vinha do Brasil e passava pela alfândega francesa rotulada como "produto de beleza". O nome é uma homenagem ao homem de vida simples do interior brasileiro que servia esta mistura como remédio caseiro!

Whisky Sour

Categoria: Curto
Modalidade: Batido
Classificação:
Estimulante de apetite


1 dose de whisky Bourbon
½ dose de sumo de limão
2 colheres de bar de açúcar

prepare na coqueteleira com gelo. Despeje numa taça sour (ou use uma de coquetel) com a borda crustada de açúcar.
Essa receita levava clara de ovo mas foi abolido por causa do risco de contaminação por salmonela.

Bourbon whisky – O bourbon, pela legislação, deve ser produzido com pelo menos 51% de milho e o restante de outros cereais. É envelhecido, por dois anos ou mais, em tonéis de carvalho americano e branco queimado. A marca mais conhecida mundialmente é Jack Daniel’s